Exposições e eventos

Informações
18 de maio de 2020 até 24 de maio de 2020Sem inscrição
Presencial
Desvendando fotografias | 18ª Semana Nacional de MuseusO retrato fotográfico, enquanto evento em si, já causava uma certa comoção. Por não ser algo tão cotidiano quanto é hoje, as pessoas, na medida do possível, escolhiam suas melhores roupas e acessórios ou faziam uso dos itens à disposição em alguns estúdios para este momento que ficaria marcado para a posteridade.
Na imagem, quatro mulheres japonesas se arrumaram para a foto com bolsas, vestidos, camisas e saias cheias de botões e bordados, com golas altas, babados e tecidos grossos; roupas que, curiosamente, não faziam referência ao modo tradicional japonês de se vestir, mas sim à moda europeia.
O século 19, marcado pelo início na Era Meji, foi um período de forte influência ocidental no Japão, o que nos ajuda a compreender o motivo pelo qual os primeiros migrantes japoneses traziam, em sua bagagem, roupas de estilo europeu quando aportaram no Brasil em 1908. Em artigo sobre esse evento para o Correio Paulistano, o então inspetor da Secretaria de Agricultura, José Amândio Sobral, relata: "De roupas japonezas, só vi um kimoninho pintalgado numa criança de collo". Sabemos que, como parte dos preparativos para emigrar, estavam aulas sobre o modo de vida no Ocidente e podemos imaginar a dimensão do choque cultural caso o grupo tivesse desembarcado com seus trajes tradicionais.

A imagem de quatro mulheres japonesas com trajes europeus em solo brasileiro é um convite para refletir sobre o tema "Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão", escolhido para a 18ª Semana Nacional de Museus, e memorar a diversidade do povo brasileiro e sua complexidade, que envolve relações de poder e violência, resistência e solidariedade.
#MuseudaImigração #DesvendandoFotografias #CulturaEmCasa #MuseumFromHome #CulturaSP #MaisCultura
Compartilhe